No momento você está vendo Guia Completo das Regras de Escrita Chinesa

Guia Completo das Regras de Escrita Chinesa

Esta postagem do blog fornecerá uma visão objetiva do sistema de escrita chinês e das regras que devem ser seguidas ao criar caracteres chineses. Vamos detalhar os componentes de um caractere chinês e a especificidade dos traços e as regras que se aplicam a cada elemento. Além disso, discutiremos a importância do uso correto e ofereceremos algumas dicas e recursos úteis para te ajudar a ter uma escrita mais precisa.

Formação

Basicamente, todos os caracteres chineses são formados por traços individuais que inclusive tem seus próprios nomes e significados. A escrita chinesa tem aproximadamente 40 traços que são combinados para formar milhares de caracteres. Apesar disso, temos 8 traços encontrados no caractere 永 que são considerados principais, que são:

Traços

𠃍

丿

Nomes

横 héng

竖 shù

点 diǎn

提 tí

捺 nà

钩 gōu

折 zhé

撇 piě

Os traços forma os radicais da escrita chinesa, que por sua vez, são usados para formar os caracteres que conhecemos hoje. Esses podem ser desde simples pictogramas, ou seja, a representação de um objeto em forma de símbolo, até caracteres mais complexos formados por vários radicais como no caso dos caracteres classificados como semânticos-fonéticos.

Pictograma

人 – Rén – Pessoa

子 – Zi – Criança

马 – Mǎ – Cavalo

女 – Nǚ – Mulher

Semântico-fonético

们 – Mén – Partícula de plural

字 – Zì – Escrita, caractere

骂 – Mà – Insultar

妈 – Mā – Mãe

9 principais regras de escrita

1- “Héng” precede “shù”

2- “Piĕ” é antes de “nà”

3- De cima para baixo

4- Da esquerda para a direita

5- De fora para dentro

6- Antes dentro, depois fecha

7- Antes o meio, depois os lados

8- Fechamento parcial

9- Cercar caixa e fechar no final

Se você tem vontade de por em prática o que você acabou de aprender nesse poste, temos um livro de caligrafia chinesa a sua disposição.

Deixe um comentário

dezesseis − onze =