Esta postagem do blog fornecerá uma visão objetiva do sistema de escrita chinês e das regras que devem ser seguidas ao criar caracteres chineses. Vamos detalhar os componentes de um caractere chinês e a especificidade dos traços e as regras que se aplicam a cada elemento. Além disso, discutiremos a importância do uso correto e ofereceremos algumas dicas e recursos úteis para te ajudar a ter uma escrita mais precisa.
Formação
Basicamente, todos os caracteres chineses são formados por traços individuais que inclusive tem seus próprios nomes e significados. A escrita chinesa tem aproximadamente 40 traços que são combinados para formar milhares de caracteres. Apesar disso, temos 8 traços encontrados no caractere 永 que são considerados principais, que são:
Traços
一
丨
丶
㇀
㇏
亅
𠃍
丿
Nomes
横 héng
竖 shù
点 diǎn
提 tí
捺 nà
钩 gōu
折 zhé
撇 piě
Os traços forma os radicais da escrita chinesa, que por sua vez, são usados para formar os caracteres que conhecemos hoje. Esses podem ser desde simples pictogramas, ou seja, a representação de um objeto em forma de símbolo, até caracteres mais complexos formados por vários radicais como no caso dos caracteres classificados como semânticos-fonéticos.
Pictograma
人 – Rén – Pessoa
子 – Zi – Criança
马 – Mǎ – Cavalo
女 – Nǚ – Mulher
Semântico-fonético
们 – Mén – Partícula de plural
字 – Zì – Escrita, caractere
骂 – Mà – Insultar
妈 – Mā – Mãe
9 principais regras de escrita
1- “Héng” precede “shù”
2- “Piĕ” é antes de “nà”
3- De cima para baixo
4- Da esquerda para a direita
5- De fora para dentro
6- Antes dentro, depois fecha
7- Antes o meio, depois os lados
8- Fechamento parcial
9- Cercar caixa e fechar no final
