Regras da escrita chinesa

Guia Completo de Regras da Escrita Chinesa

Você sabia que existem uma lista de regras da escrita chinesa? Apesar de parecer meio estranho e até restritivo, seguir essas regras torna a prática da escrita chinesa mais fácil e natural.  

Esta postagem do blog fornecerá uma visão objetiva do sistema de escrita chinês e das regras que devem ser seguidas ao criar caracteres chineses. Vamos detalhar os componentes de um caractere chinês e a especificidade dos traços e as regras que se aplicam a cada elemento. Além disso, discutiremos a importância do uso correto e ofereceremos algumas dicas e recursos úteis para te ajudar a ter uma escrita mais precisa.

Regras da escrita chinesa

Só para ter uma ideia, veja tudo que você deve prestar atenção entes mesmo de começar a escrever: 

DicaExplicação
Traços BásicosOs caracteres chineses são compostos por traços básicos, como traços horizontais, verticais e diagonais.
Ordem dos TraçosExiste uma ordem específica para escrever os traços de um caractere, geralmente de cima para baixo e da esquerda para a direita.
Estrutura de RadicaisMuitos caracteres chineses possuem um radical que indica o significado geral ou a categoria do caractere.
Balanceamento de TraçosOs traços dentro de um caractere devem estar equilibrados para garantir uma aparência harmoniosa.
Tamanho ProporcionalOs elementos dentro de um caractere devem ter um tamanho proporcional para garantir uma boa legibilidade.
Caracteres SimplificadosExistem caracteres simplificados e tradicionais; os simplificados são usados na China continental, enquanto os tradicionais são usados em Taiwan e Hong Kong.
Tom de PronúnciaOs caracteres chineses não indicam diretamente a pronúncia e tom; eles são indicados pelo uso do pinyin que também indicam os tons

Traços Básicos Da Escrita Chinesa

Basicamente, todos os caracteres chineses são formados por traços individuais que inclusive tem seus próprios nomes e significados. Segundo as regras da escrita chinesa, temos aproximadamente 40 traços que são combinados para formar milhares de caracteres. Apesar disso, temos 8 traços encontrados no caractere 永 que são considerados principais, que são:

TraçosNomes em chinês

横 héng – Horizontal

竖 shù – Vertical
点 diǎn – Ponto
提 tí – Traço de subida
捺 nà – Caindo para a direita
钩 gōu – Gancho
𠃍折 zhé – Quebrar
丿撇 piě – Caindo para a esquerda

Estrutura de Radicais da Escrita Chinesa

Como já vimos, oss traços formam os radicais da escrita chinesa, que por sua vez, são usados para formar os caracteres que conhecemos hoje. Esses podem ser desde simples pictogramas até caracteres mais complexos formados por vários radicais.

Pictograma

人 – Rén – Pessoa

子 – Zi – Criança

马 – Mǎ – Cavalo

女 – Nǚ – Mulher

Semântico-fonético

们 – Mén – Partícula de plural

字 – Zì – Escrita, caractere

骂 – Mà – Insultar

妈 – Mā – Mãe

Existem um total de 214 radicais que formam mais de 47 mil caracteres.

As 9 Principais Regras da Escrita Chinesa

1- “Héng” precede “shù”

2- “Piĕ” é antes de “nà”

3- De cima para baixo

4- Da esquerda para a direita

5- De fora para dentro

6- Antes dentro, depois fecha

7- Antes o meio, depois os lados

8- Fechamento parcial

9- Cercar caixa e fechar no final

Se você tem vontade de por em prática o que você acabou de aprender nesse poste, temos um livro de caligrafia chinesa a sua disposição.

Deixe um comentário

16 − sete =