mandarim é o idioma mais fácil?

Mandarim é o idioma mais difícil do mundo?

Talvez você tenha ouvido falar que Mandarim é o idioma mais difícil do mundo. Será que isso é verdade? Podemos dizer que sim e ao mesmo tempo não.

Por que mandarim é o idioma mais fácil?

Podemos citar muitas características que mandarim não é tão difícil para nós brasileiros aprendermos, mas vamos destacar apenas cinco.

  1. Mandarim costuma-se ter palavras muito mais curtas com uma silaba ou duas.
  2. Gramática muito mais simplificada que fazem as frases ficarem ainda mais curtas. Para citar um exemplo, em mandarim não existem os artigos “A, O, As, Os”.
  3. Não se conjuga verbo. São usadas partículas para indicar o tempo em uma frase.
  4. É um idioma padronizado tendo como referencia os falantes nativos de Pequim e arredores na região norte da China.
  5. Com a popularidade do idioma ficou mais fácil e farto o acesso a materiais de estudo, inclusive em português.

Por que mandarim é o idioma mais difícil?

A principal coisa que não podemos esquecer ao falar desse ponto é o tempo necessário para alcançar a fluência. Para se ter uma ideia, aqui está uma tabela com estimativas aproximadas de horas de estudo para um falante de português atingir a fluência básica em alguns idiomas:

IdiomaHoras Estimadas para Fluência Básica*
Mandarim (Chinês)2200-2500 horas
Árabe1200-1500 horas
Japonês1500-2000 horas
Russo1100-1300 horas
Inglês600-750 horas
Francês600-750 horas
Espanhol600-750 horas
Italiano600-750 horas
Alemão750-900 horas
*Lembrando que essas são estimativas aproximadas e o tempo real pode variar com base em diversos fatores individuais. As línguas europeias mencionadas tendem a ter uma curva de aprendizado mais suave para falantes de português devido às semelhanças linguísticas. O estudo consistente e a prática regular continuam sendo fundamentais para alcançar qualquer nível de proficiência.

Também podemos citar outros fatores como a questão do mandarim ser um idioma tonal, da sua escrita peculiar e de usar muitas partículas com funções variadas. Mas, uma outra coisa que também é difícil de aprender e saber aplicar no dia a dia são os “chengyu” (成语), um termo em chinês que se refere a expressões idiomáticas tradicionais e proverbiais.

Qual sua opinião? Mandarim é o idioma mais difícil?

mandarim é o idioma mais fácil?

Muitos pensam que é muito difícil encontrar um bom professor e materiais que vão te ajudar a alcançar a fluência com mais facilidade e rapidez. E isso também não é verdade. Esses eram problemas do passado. Hoje existem muitos materiais impressos, em formato eletrônico, áudios, aplicativos além de professores especializados em ensinar mandarim para brasileiros, professores que entendem as reais dificuldades do aluno que está começando a falar e que sabem explicá-las de uma forma fácil de entender.

O que você acha de conhecer um de nossos cursos de mandarim?

Deixe um comentário

2 × 2 =