Laoshi Online

O que não falaram sobre o calendário chinês

Podemos chamar o calendário tradicional chinês de duas formas 夏历 – xiàlì ou 农历 – nónglì, em ambos os casos lì passa a ideia de “experiência, registro, gravação ou mesmo de calendário”.

Antes de falarmos mais sobre o calendário chinês, vale lembrar algumas coisas sobre o calendário que nós brasileiros usamos. O calendário gregoriano, em chinês é chamado de 公历 – gōnglì, que traduzido ao pé da letra seria calendário público. Esse calendário tem origem europeia e é utilizado pela maioria dos países. Ele substituiu o calendário Juliano em 1582 D.C a mando do papa Gregório XIII. E apesar de ser reconhecido e usado mundialmente para marcar o passar dos anos, alguns países mantêm outros calendários para uso religioso ou para datas importantes da sua cultura, que é o caso da China.

E falando no calendário chinês, você sabia que diferente do que muitos pensam ele não é um calendário lunar?

Um calendário lunisolar

Um calendário lunar se baseia nas fases da lua para determinar a conclusão de um mês, que acaba tendo cerca de 29,5 dias. Já um calendário solar se baseia no ciclo das estações (primavera, verão, outono e inverno) e em média tem a duração de aproximadamente 365 dias, 5 horas, 48 minutos. E como funciona um calendário lunisolar?

Neste tipo de calendário, procura-se harmonizar a duração do ano solar com os ciclos mensais da lua através de ajustamentos periódicos. Assim os doze meses têm ao todo 354 dias e os dias que faltam para corresponder ao ciclo solar obtêm-se através da introdução periódica de um mês extra, o chamado 13o mês lunar. Ou seja, a cada três anos aproximadamente é acrescentado o 13° mês. Em chinês essa manobra pode ser chamada de 阴阳合历 – yīnyánghélì. Desde 1 de fevereiro de 2022, estamos no ano 4720 do calendário chinês, o ano do Tigre.

 

Aproveitando que estamos falando do calendário chinês, separamos uma lista com a pronúncia de todos os meses do ano em chinês.

Você ficou com alguma curiosidade ou alguma dúvida? Deixe nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

16 − treze =

Rolar para o topo