Laoshi Online

5 dicas para aprender gramática facilmente

Mesmo que tenham passado anos estudando na escola, muitas pessoas têm dificuldade com a gramática do seu idioma materno, quanto mais de um outro idioma como o mandarim. Por isso, as pessoas costumam não gostar de estudar essa parte tão importante de qualquer idioma ou o ignoram completamente. No entanto, você não precisa fazer isso se estiver aprendendo mandarim. Para aprender gramática com facilidade, basta fazer isso da forma certa.

Quando iniciamos o estudo de um novo idioma a gramática costuma ser a parte mais difícil de assimilar. Isso é normal, porque idiomas diferentes têm padrões gramaticais distintos, como se fosse uma nova forma de pensar. A gramática do português e do mandarim são totalmente diferentes e podem levar tempo para serem entendidas. Mas, caso esteja começando seus estudos, você não deveria se preocupar tanto com isso. Afinal, os falantes nativos, quando crianças, aprendem seu idioma sem conhecer a gramática.

Com o passar do tempo, embora a linguagem falada seja compreensível, mesmo que gramaticalmente tenha alguns erros, em algumas situações, caso a gramática da frase esteja errada, você pode estar falando algo que não tenha nada a ver com o que você planejava. Em chinês tem casos em que se você colocar palavras em uma determinada ordem elas deixam de ser uma simples frase e passam a uma conotação muito ruim. Por isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a estudar a gramática do mandarim e de qualquer outro idioma.

1 Aprender o máximo de palavras.

Para aprender gramática com facilidade, o elemento básico de qualquer idioma são as palavras. Compre um dicionário, ou baixe um, e aprenda o máximo que puder. Tente usar cada palavra nova com a maior frequência possível para se lembrar dela. Como já falamos, no início, não se preocupe tanto com a gramática até se sentir confortável usando as palavras que aprendeu e entender pelo menos metade do que ouve. 

2 Conheça as funções gramaticais de cada palavra.

Depois de aprender muitas palavras você deve saber como usá-las corretamente em uma frase. Você pode fazer isso separando essas palavras por função gramatical. Para ajudar nesse sentido, abaixo estão listadas as diferentes gramáticas e suas descrições.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

  Míng Substantivo

  Xíng Adjetivo

  Dòng Verbo

助动  Zhùdòng  Verbo Auxiliar

  Dài Pronome

  Jiè Preposição

  Shù Numero

  Liàng Classificador

  Tóu Prefixo

  Wěi Sufixo

  Fù Advérbio

  Lián Conjunção

  Bǔ    Complemento

  Zhù   Partícula

  Tàn    Exclamação

Substantivo – é o nome de uma pessoa, lugar ou coisa. Eles podem ser nomes próprios, como Julia e João, ou substantivos comuns, como menina, escola ou celular.

Adjetivo – descreve um substantivo ou pronome, ou seja, menina bonita, escola de prestígio.

Verbo – e uma ação, ou seja, pular, andar, falar, certo, ser.

Pronome – toma o lugar de um substantivo em uma frase. Os tipos de pronomes são pessoais (eu, você, ele); possessivo (meu, dela, dele); demonstrativo (isto, aquilo); interrogativa (quem, o quê, quando); e indefinido (qualquer um, qualquer coisa, nada, alguém)/ entre outros.

Preposição – indica posição ou direção, usada com um substantivo ou pronome, por exemplo: Maria veio para escola.

Advérbio – descreve um verbo, adjetivo ou outro advérbio, por exemplo: pular alto, andar devagar, muito bonito, escola de alto prestígio.

Artigo – usado para definir um substantivo como definido (a, o, as, os) ou indefinido (um/uma). Em mandarim não usamos os artigos definidos.

Conjunção – junta duas partes de uma frase, (e, ou, mas)

Interjeição – palavras que mostram emoções, ou seja, Uau!, Ai!

Separar as palavras deste jeito, pode parecer dar muito trabalho, mas se você fizer isso com frequência, com o tempo vai se tornar automático. Você nem vai se preocupar mais com isto.

3 Crie padrões de frases

Você notará padrões ao identificar funções gramaticais em uma frase. Tente identificá-los e crie uma tabela com esses padrões. Por exemplo: uma frase simples tanto no chinês como no português costuma ser formada por Sujeito + Verbo + Objeto. Crie uma tabela com e vá trocando as palavras de acordo com sua função gramatical.

SujeitoVerboObjeto
()(rèn)(shi)()

4 Assista e aprenda.

Umas das melhores maneiras de aprender gramática é por assistir a filmes e programas de televisão no idioma que você está interessado. Por exemplo, se você quer aprender mandarim, uma uma dica é usar o aplicativo “VIKI”, que oferece uma gama de filmes e séries com legenda em português. Ao assistir, você vai se acostumando com a forma de organizar as palavras de uma pessoa nativa. Além de ver como usar a gramatica em situações do cotidiano retratadas nessas séries e filmes.

5 Converse com as pessoas.

Uma língua faz de você parte da sociedade. Tentar aprender sem falar com outras pessoas é difícil. Aproveite qualquer chance que vier para conversar com as pessoas, mesmo pelo telefone. Você aprende gramática ao ouvir como outras pessoas usam as palavras, mesmo que você não conheça as regras. Quanto mais você ouve as palavras usadas corretamente, mais você aprende. Você também pode pedir às pessoas para corrigi-lo quando necessário, para que você possa aprender com seus erros. Aproveite e anote, quando possível, todas as correções e pratique!

Você conhece outras maneiras para aprender gramática com facilidade?

Aprender gramática é um processo demorado, mas não precisa ser difícil e não há razão para que você não possa se divertir fazendo isso. Você pode aprender gramática mais facilmente se usar essas 5 dicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezessete − 15 =

Rolar para o topo